museu de arte popular

Avatarfechado em Belém mas aberto aqui

O MUSEU FUTURO



No Diário de Notícias de sábado passado, António Mega Ferreira resolveu responder à minha última crónica sobre o Museu de Arte Popular. Ele não gosta do edifício nem aprecia o conceito museológico do antigo MAP e por isso clama para que alguém tenha a coragem de o deitar abaixo. Uma provocação destas pede mais alguns argumentos, portanto.

A diferença fundamental entre as nossas visões é que Mega Ferreira olha para o passado e presente do MAP e eu, que também contemplo o que hoje lá (não) está, imagino o que poderia ser o seu futuro. Acredito que um Museu de Arte Popular não deve desaparecer, neste momento, e que, justamente este, nascido em peculiares circunstâncias, devidamente repensado, pode dar origem a explorações instigadoras e originais de várias temáticas.

O Museu possui uma colecção de arte popular portuguesa rara, que deveria ser enriquecida e poderia ser explorada tematicamente: da cerâmica à ourivesaria, passando pelos têxteis, existe trabalho bom e belo neste país. O seu estudo e a sua divulgação são hoje fundamentais para que estas artes não se percam e, pelo contrário, prosperem. Existe um mercado de nichos à sua espera, acredito eu que vou tendo alguma experiência nesta matéria.

Mas o artesanato português vive actualmente um momento crítico. A média etária dos artesãos portugueses é cada vez mais elevada, muitos estão a desaparecer sem passar a sua arte às gerações mais novas. Simultaneamente, assistimos ao eclodir de uma nova geração de designers e de um movimento conhecido como “new crafts”, no estrangeiro e também em Portugal, que se interessa por isto e pede este saber. Acredito que o MAP poderia ser esta plataforma de encontro e diálogo, entre uns e outros, fomentando estágios, transmissão e novas explorações.

O facto de o MAP ser um produto da “Política do Espírito” salazarista, um regime que muito doutrinou e fantasiou sobre a nacionalidade, é justamente, a meu ver, a melhor das provocações para querer descobrir mais sobre a relação de inspiração que, ao longo da história, alguns artistas mantiveram com o seu próprio país. Desde a busca do “pittoresco” que apaixonou a geração de Bordalo e Ramalho até aos nossos dias, essa inspiração continua visível e estimulante no trabalho de artistas como Joana Vasconcelos ou João Pedro Vale. E, neste caso, pode passar também muito adequadamente pelo explorar da obra de todo um conjunto de artistas que nos anos 30 e 40 do séc. XX por aí muito se passearam – falo de Sarah Afonso, Maria Keil, Almada Negreiros, Carlos Botelho, Bernardo Marques, Tom, Piló ou Paulo Ferreira.

No fundo, resume-se a isto: que relação queremos ter com as nossas coisas e o nosso país? Por mim, acho mais excitante poder visitar um museu original que não existe em mais lado nenhum do que ir rever uma colecção de arte moderna, como aquela que alberga o CCB que Mega Ferreira dirige, tão similar a tantas outras pelo mundo fora.


Crónica de Catarina Portas, Público 14 Março 2009

0 comentários:

Enviar um comentário